Publicar em revista

Ter seu artigo aceito em publicação científica é um ritual de passagem: o que está sendo julgado ali nem é tanto o valor científico do texto; é mais a capacidade do autor de sobreviver à ESMIRILHANÇA dos revisores.

Nesse sentido, é mais difícil do que publicar em revista ou jornal. Nem sei como funciona o processo, mas duvido que o editor do jornal perca tempo escrevendo algo maior do que 3 linhas para explicar ao escritor free-lancer por que o artigo dele não será publicado. Se eu tiver que adivinhar, imagino que a rejeição deve ser algo do tipo: “não há espaço para seu artigo no momento, mas obrigado por sua efetiva contribuição”. Em publicação científica, cada um de três revisores menciona, linha a linha, o quanto você é incompetente. São PÁGINAS de defeitos apontados. É uma matança.

A vontade inicial é de simplesmente desistir. O que eu ganho com isso? Meu nome numa revista científica? Já tenho em três, para que mais? A corja de professores cujos nomes constam do artigo, e que NADA fizeram para tê-los ali, ganham muito mais. Ganham pontos para seus programas de pós-graduação, que usam depois para alcançar status em suas carreiras de funcionalismo público que, quase sempre, significa TRABALHAR MENOS.

Mas aí te mandam uma “carta de aceitação condicional”: se você fizer as “correções”, eles te publicam. Existe aí uma oportunidade de melhorar, e o mapa para essas melhorias é definido pelos próprios julgadores. Uma chance de redenção. Uma chance de erguer-se da humilhação pormenorizada e humildemente tentar de novo. Oh, que nobre.

Até hoje, sempre me aceitaram na segunda tentativa. Se me rejeitarem agora, o ego vai doer. Mas, quem sabe, pode-se crescer com a experiência. Ou não. Fracassar traz pontos de Karma?

E é por isso que, passado o fútil debate mental, eu vou acabar não desistindo. Vou acabar brigando para fazer o artigo ser aceito. E no final vou dizer que nunca mais vou escrever outro. Igual das últimas três vezes.

Talvez a rejeição seja necessária.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: