Axiomas de Zurique, ovos na cesta e a sua vida no meio

Hoje eu tive o enorme desprazer de engajar-me numa discussão absolutamente infrutífera, e apenas o fiz para aproveitar o ensejo e falar umas certas verdades que a gente vai omitindo em nome da paz. Para minha sorte, o nível não chegou a descer. É muito triste quando isso acontece, e eu me sinto menos humano também.

Uma vez eu *cof*cof* “investi” CEM REAIS em ações da Vale, por uma ferramentinha do Banco do Brasil. Só pra ver como funcionava. É péssimo e só serve pra você deixar seu dinheiro lá confiando de que as ações vão aumentar de preço, porque o dinheiro só entra e sai uns 2 dias depois que você solicita. Não é um home-broker. Mas enfim, nessa época conheci um rapaz que fazia doutorado, e ele tinha uns valores meio altos investidos, tipo 40 mil reais. Daí ele me passou o livro Os Axiomas de Zurique. Ele me disse que todos deveriam ler esse livro antes de investir em qualquer coisa na vida.

O livro prega mais ou menos o seguinte: quanto maior o risco, maior o ganho. Bem óbvio. Mas aí ele chama atenção para o caráter agressivo dos investimentos. Ele diz que se uma pessoa tem intenção de ficar rica, ela deve pegar tudo o que tem e colocar em um único investimento de altíssimo risco.

Isso é o contrário daquele velho ditado de não carregar todos os ovos em uma única cesta, pois se a cesta cair, todos os ovos serão perdidos. Esse ditado é associado à cautela. O livro diz que se a pessoa dividir seu dinheiro em muitos investimentos, vai ganhar em um, perder em outro, e no final nunca terá chance de ganhar grande.

Uma possibilidade imediata é a seguinte: você pode ganhar grande, mas pode também perder tudo. E se perder tudo? O que fazer? O livro diz algo como “se você perder, você já era pobre mesmo, não terá perdido muita coisa, é reerguer-se e tentar de novo”.

Será que a vida é assim? Quando você tem responsabilidade sobre si mesmo (e, muitas vezes, sobre outras pessoas), será que o mais recomendável é investir tudo em uma única coisa e torcer para dar certo?

Voltando à discussão absolutamente infrutífera, a pessoa veio questionar minha disposição de utilizar parte do meu tempo pessoal a realizar atividades que possam trazer retorno financeiro (famoso free lance), tendo a audácia de dizer que era “idiotice” eu me dedicar a qualquer outra coisa que não fosse à minha empresa. E que, se eu considero dividir a minha atenção a outras atividades, é porque eu não tenho confiança de que o meu empreendimento vai se tornar grande e estável o bastante para que eu não precise pensar em free lance. “Porque é assim que eu faço: eu não tenho medo de apostar! Quando eu confio, eu aposto tudo”.

Eu fiquei irritado por três motivos:

  1. Eu não entendo como as pessoas se sentem no direito de olhar para a vida de alguém e dizer que uma coisa ou outra é “idiotice”, como se tivessem autoridade para fazer esse tipo de julgamento.
  2. Chega a ser engraçado o tamanho da hipocrisia de alguém que é funcionário público, dos bem pagos, dizer “eu não tenho medo de apostar”. NEM EU TERIA, colega! se o meu “mínimo” estivesse lá, garantido, para sempre. É muito fácil jogar fora o de hoje tendo a certeza de que o de amanhã estará lá, sem falta.
  3. Idiotice é a simplificação de associar o sucesso da minha empresa com o número de horas que eu me dedico a ela por semana (que já não são poucas). Como se eu fosse capaz de vender MAIS unidades da minha indústria se eu trabalhar 12 horas por dia do que eu venderia se eu trabalhar dez. Como se não houvesse forças externas que, a despeito da minha vontade e dedicação, podem me erradicar do mercado de uma hora para outra.

Como disse, aproveitei o ensejo para sutilmente chamar a atenção para atitudes hipócritas desse tipo, e esse foi o único proveito que tirei da situação. Porque, afinal, a dúvida persiste: na vida, é melhor apostar tudo em um único caminho, ou seria bom ter um plano B? (C, D,…)

Uma resposta para Axiomas de Zurique, ovos na cesta e a sua vida no meio

  1. Celo disse:

    Nem sempre o que é bom pra um, é bom pro outro.

Deixe uma resposta

